CARVALHO, Isabel — Text for the handout of the exhibition Ar(a)C(hné)-EN-CIEL 


English
other texts
Meu pequeno animal,

Arachné era reconhecida como uma admirável tecelã.
Atenas é desafiada por Arachné para uma competição.
Arachné é mortal.
Atenas é uma deusa.
Atenas, disfarçada de velha anciã, adverte Arachné de que não se desafiam os deuses.
Arachné mantém-se firme no seu desafio.
*
As duas competem.
Comparam-se os tecidos.
A composição de Atenas é clássica.
A de Arachné é barroca.
O tema de Atenas são as suas vitórias e o louvor aos deuses.
Arachné denuncia os abusos dos deuses que seduzem e enganam.
O tecido de Atenas é belo.
O tecido de Arachné é muito vivo e, por isso, ainda mais belo.
*
A competição é estética e ética.
Arachné vence no campo estético.
Atenas, na ética. Porém, à força.
Atenas representa a defesa do poder estabelecido, que Arachné desafia.
Arachné representa a resistência.
Atenas amaldiçoa Arachné.
Arachné é metamorfoseada num pequeno animal peludo e condenada a fazer, a desfazer e a refazer o seu tecido com o fio que lhe sai da barriga.
Atenas faz de Arachné lição: não ousar desafiar os deuses nos seus trabalhos e não denunciar as suas acções.
Arachné tece a negro quando antes tecia com cores vivas.
*
Atenas rasga o tecido de Arachné.
Na eternidade, Atenas estará sempre a rasgar o tecido de Arachné em pedaços.
Daí em diante, Arachné ficará incapaz de produzir um tecido completo.
Porém, Arachné recomeça. Sem arrependimento.
*
Tecido e texto.
Texto oral, fala, uso da voz.
Primeiro: Arachné fala.
Segundo: Atenas cala-a, censura-a.
Atenas desvaloriza as capacidades de Arachné e remete-a ao silêncio e à invisibilidade.
Arachné não é incapaz, é incapacitada.
*
São as meninas que sentem maior repugnância pela aranha interiorizada.
Mas quando observam debaixo a teia suspensa, tecida pelo pequeno animal peludo, vêem no negro todas as cores resumidas.
—   O preto é afinal a resistência de um tecido contínuo de cores que, por hábito, os nossos olhos não vêem e os nossos ouvidos não ouvem.
2019