Cálice. Ensaio, meta-ensaio e pintura


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The texts read during the performances were never made public in order to emphasize orality and so that the audience could be fully focused on listening and on the present moment.


Em cada performance-leitura, Isabel Carvalho cria oportunidade para que, dentro do espaço físico que lhe é designado, emerja um espaço comum de reflexão. Através do texto que é lido, a artista propõe linhas de pensamento que gradualmente actuam sobre os ouvintes, os quais, ao segui-las, poderão expandir o espaço partilhado com as suas próprias reflexões. Ao valorizar um conjunto de opções, a artista sublinha a importância do momento (presente): o texto é construído tomando como ponto de partida os dados recolhidos por ocasião do convite e é apenas lido uma vez, não sendo posteriormente facultado ou apresentado em qualquer outro formato. Esta fidelidade ao momento apresenta um dos traços mais constante destas performances-leituras – o risco de fazer colidir um certo tipo de experimentalismo levado a cabo performativamente (através dos dados lançados pela leitura) com as expectativas criadas em relação à experiência específica da performance, tal como tem sido entendida.
2015